English

Quem Somos

Instituída pela Lei 866 de 27 de outubro de 2009, a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), é uma extensão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e a Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional - Joaçaba e teve sua inauguração em agosto de 2010.

Estrutura e capacidade
Mantida pela Prefeitura Municipal de Luzerna, município que se destaca no ramo metal-mecânico e elétrico com empresas de pequeno e médio porte, a ITL visa contribuir com o desenvolvimento econômico do Município de Luzerna e região e, é única incubadora pública do Estado de Santa Catarina. Fundada em resposta aos anseios de crescimento econômico e tecnológico de Luzerna e região, a ITL conta com mais de 330 m² de área destinada à implantação de empresas com produtos, processos e serviços inovadores e de alto valor agregado. Atualmente conta com dez empreendimentos já instalados, nos eixos de saúde, agroindústria, TIC, eletrônica, automação e energias renováveis. Quando da instalação da empresa na ITL, o empresário recebe espaço físico dotado de infraestrutura básica de informática e mobília com instalação elétrica, água, telefone e internet. A empresa incubada possui a disposição o serviço de apoio ao incubado, realizado pela secretaria da ITL, bem como sala de reuniões e auditório com capacidade de 130 lugares equipado recursos audiovisuais.

Parcerias
As parcerias com instituições de ensino e pesquisa oportunizam ao empresário o acesso a laboratórios, equipamentos e serviços tecnológicos a um preço reduzido. Desta forma, a Incubadora Tecnológica de Luzerna nasce com a aspiração para o desenvolvimento local e regional, buscando contribuir para o avanço da qualidade de vida da região.

Clique para saber mais sobre as Instalações e a Região de Abrangência da ITL.

Instalações

A Incubadora Tecnológica de Luzerna está instalada no que outrora foi um seminário franciscano. O seminário foi construído visando atender a demanda da região, pois na época de sua fundação só havia um seminário franciscano na extensa região entre Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A congregação franciscana chegou a esta localidade em meados de 1923, e instalaram-se num terreno que haviam adquirido nas proximidades de onde atualmente é a atual igreja católica do município.

Após perceber-se a necessidade de um ambiente de formação de jovens na doutrina cristã, foram iniciadas as obras de construção de um seminário em 1939, no atual município de Luzerna (à época denominado Bom Retiro). O mesmo foi inaugurado em 1941 e, por volta de 1957, após o desgaste da construção e a falta de espaço para atender a demanda, foi dada a ordem de construção de um novo seminário. O terreno adquirido pela congregação possuía cerca de 550 mil m², e a estrutura a ser construída ali é a que vemos nos dias de hoje. Com três anos de obras intensas, o novo seminário foi inaugurado em 1961, e até o seu fechamento, na década de 80. Passaram por ele mais de 2126 seminaristas e outros tantos freis e padres.

Em 2004, a estrutura foi adquirida pela prefeitura de Luzerna, e já em 2005 foram iniciadas diversas atividades no local. O ambiente possui ampla área verde e a conta com quadras para prática de esporte, gruta, capela, trilhas ecológicas, biblioteca pública, museu, alojamentos e vários outros espaços. É neste ambiente que em 2010 a Incubadora Tecnológica Luzerna foi instalada. O antigo seminário ainda carrega muitos traços históricos que vão desde sua arquitetura (com poucas modificações) até o museu, idealizado e organizado em 1971 por Frei Miguel Witte, que permanece até hoje aberto à visitação.

Região de Abrangência

A ITL localiza-se no município de Luzerna, que destaca-se, assim como grande parte do meio oeste catarinense, pela agroindústria e pelo desenvolvimento do setor metal mecânico. Os empreendimentos aqui estabelecidos contribuem ainda mais para o desenvolvimento da cidade e da região. A população de Luzerna e do vale do Rio do Peixe caracteriza-se pelo caráter acolhedor, o que faz da região um local calmo e hospitaleiro.

Luzerna foi fundada em meados de 1915 pelo engenheiro Henrique Hacker. Após a fundação e estabelecimento de várias famílias de origens predominantemente alemã e italiana, e durante o processo de industrialização das cidades, Bom Retiro (Luzerna) era um distrito de Cruzeiro (Joaçaba). O processo de emancipação do município terminou em 1995, e em 1996 foram realizadas as primeiras eleições para escolha do prefeito do novo município. Luzerna é uma cidade jovem, que busca crescer cada dia mais e proporcionar desenvolvimento às suas organizações e aos seus munícipes.

De acordo com dados do IBGE, atualmente a região meio-oeste possui aproximadamente 137.000 habitantes. O núcleo urbano formado por Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste tem cerca de 58000 habitantes (IBGE/2013), e a média do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,791 numa escala de 0 a 1 (Fonte: PNUD/2010).

Luzerna abriga um campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) e também uma unidade do Senai, e a cidade vizinha, Joaçaba, conta com a presença do Senac e da Unoesc, sendo que as instituições são reconhecidas pela qualidade de ensino e formação de pessoas capacitadas a atuar no mercado de trabalho. Na região os setores da economia possuem bases fortes, com destaque para a agricultura, o crescente desenvolvimento das indústrias e a grande diversidade do comércio. Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste contam ainda com um aeroporto, vários hotéis, diversas escolas (municipais, estaduais e particulares), teatro e casas de show, áreas de lazer e três hospitais, sendo que um deles está situado em Luzerna (São Roque) e os outros dois em Joaçaba (Santa Terezinha e São Miguel). O estado de Santa Catarina como um todo destaca-se pelos seus altos índices de desenvolvimento, e este núcleo firmado no meio-oeste catarinense fortalece ainda mais a qualidade de vida baseada em um boas condições de moradia, bom retorno salarial e grande sustentabilidade.

Objetivos

  • Incentivar e fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, agindo como ponte de ligação do conhecimento científico com o meio empresarial;
  • Contribuir para o desenvolvimento de Luzerna e região;
  • Fornecer apoio que facilite a formação de novas empresas a partir de projetos cooperados entre a Incubadora e entidades públicas e privadas;
  • Apoiar a seleção e formação de empreendimentos de excelência na área de atuação da Incubadora;
  • Amparar novas empresas, para que seus produtos, processos e serviços originados da pesquisa tecnológica possam alcançar o mercado global efetivamente;
  • Desenvolver a capacidade empresarial dos novos empreendedores;
  • Apoiar a capitalização das novas empresas da Incubadora;
  • Incentivar a transferência de tecnologia;
  • Promover isoladamente ou em conjunto com outras instituições, cursos e treinamentos, para capacitação dos novos empresários.
  • Ampliar o relacionamento com a comunidade externa oportunizando o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
  • Facilitar o acesso das empresas incubadas aos serviços e recursos de apoio científico, tecnológico e de suporte técnico das instituições parceiras para implantação e gerenciamento de novos negócios;
  • Disponibilizar espaço físico, facilidades e serviços básicos de infra-estrutura às empresas incubadas mediante condições e obrigações estabelecidas em Contrato de Participação no Sistema Compartilhado de Incubação celebrado entre o empreendedor e a ITL.