English

Por que investir em Tecnologia e Inovação?

Para responder à pergunta, vamos listar algumas informações. Recentemente a Brand Finance, empresa global de consultoria, publicou a lista das marcas mais valiosas do mundo, e nessa lista nove entre as dez primeiras colocadas são empresas de tecnologia. O domínio total da tecnologia no Top 10 só é quebrado pelo Walmart, que ocupa a décima posição. As nove primeiras colocadas são: Apple, Samsung, Google, Microsoft, Verizon, AT&T, Amazon, General Electric e China Mobile. Atendo-nos às quatro primeiras, é possível traçar um paralelo interessante. A crescente (mas não recente) competitividade entre empresas como Apple e Samsung faz com que as mesmas invistam pesado em inovação e marketing. Exemplo disso é o constante lançamento de novos produtos que apostam em um design arrojado e em novas funcionalidades, como o Iphone 6 e o Galaxy S6. A máxima que traduz a necessidade do investimento em design (que traz consigo a necessidade da inovação) foi dita por Steve Jobs: “Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona”.

A empresa Google por si só já nasceu com uma proposta inovadora, quando Larry Page e Sergey Brin decidiram que iriam “organizar a informação mundial e torná-la acessível”. Desde sua criação até o momento, a empresa já incorporou diversos outros serviços e produtos ao seu portfólio além do motor de busca, adquirindo também outras empresas de tecnologia. Voltando ao ano de 1980, temos a Microsoft abrindo espaço no mercado para uma área pouco explorada, ao lançar sistemas operacionais para computadores pessoais, iniciando a era Windows. Isso possibilitou ao seu criador, Bill Gates, tornar-se o homem mais rico do mundo (segundo a mais recente lista de bilionários da Forbes).

Então, tem-se as quatro empresas mais valiosas do mundo que atuam na área de tecnologia e possuem como bases de trabalho conceitos de inovação e empreendedorismo. As quatro são referência em seus segmentos de mercado, e já são figuras icônicas da era do conhecimento e da informação, tendo contribuído para o desenvolvimento do mercado e da sociedade. E aí, já sabe por que investir em tecnologia e inovação?

 

Outras notícias