English

ITL no Workshop “Gestão para habitats de inovação”

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o gerente executivo da Incubadora Tecnológica de Luzerna, Luiz Fernando Zago, esteve presente no workshop “Gestão para Habitats de Inovação”, promovido pela RECEPETi (Rede Catarinense de Inovação) e ministrado por Josep Miguel Piqué, o presidente da Rede Catalana de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (XPCAT).

O objetivo do encontro foi capacitar os membros dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação, do qual Luiz faz parte em Joaçaba, apresentando um modelo de avaliação e gestão já utilizado pela XPCAT em Barcelona. Também se fizeram presentes na reunião os representantes da hélice acadêmica Michel Carlesso e Jessica Motta, da UNOESC, e da hélice governamental Ricardo Altenburg, da Prefeitura de Joaçaba.

-  Durante o encontro, foram discutidos entre os membros da tríplice hélice (empresas, governo e academia) diversos aspectos no que tange a inovação em nossa região. Dessas discussões, foram elencados pontos que demonstraram em que âmbito encontra-se a região do meio-oeste nos critérios usados como avaliação no modelo espanhol. Disso esperam-se ações para melhorias e então definições de usos específicos ao centro de Inovação. – Explicou Zago.

O Centro de Inovação de Joaçaba faz parte de uma rede de inovação montada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que tem a RECEPETi como gestora. O edifício físico está em construção e visa ser uma porta de entrada, um hub, para empreendimentos de toda a região, na área da inovação tecnológica. A previsão de inauguração é dezembro de 2015.

Outras notícias